Couro legítimo, Sintético ou Ecológico
O couro, por ser um material elegante, moderno e sofisticado, é sempre uma tendência em todas as suas aplicações, seja no vestuário, em móveis ou em algum item de decoração.
Apesar de popularmente as pessoas conhecerem os materiais Sintético e Ecológico como couro, a realidade é que apenas o material 100% de origem animal é que pode ser denominado dessa forma, seguindo a Lei n° 4.888, de 9 de dezembro de 1965.
Para que você possa saber identificar peças originais em meio às variações, preparamos algumas dicas a seguir.
Couro Natural
Por passar por uma série de processos para sua utilização, o couro legítimo apresenta características únicas como alta durabilidade, resistência à atritos, flexibilidade e permeabilidade, o que traz mais conforto as peças.
O couro original apresenta algumas deformações naturais, um cheiro mais caraterístico e uma textura mais rígida dependendo do seu processo de fabricação, pois suas formas de curtimento e preparo definirão sua estrutura.
Sintético
Sendo uma das opções mais econômicas, esse tipo de material apresenta maior fragilidade à atritos e uma baixa qualidade em comparação ao couro original.
Sua composição é feita de poliuretano e por ter uma durabilidade muito menor, não é uma opção para quem procura ter um produto por um longo período de tempo.
Ecológico
Apesar do nome, este produto também possui origem animal em parte de sua composição, entretanto, as substâncias utilizadas em sua fabricação não utilizam metais como o cromo.
Peças com essa matéria apresentam diferenças mais sutis na textura e são um pouco mais resistentes que os materiais sintéticos, mas ainda apresentam desgastes irrecuperáveis em pouco tempo de uso.